Carl Craig, o produtor

Ícone de Detroit produz álbum de estreia de curioso produtor francês, e revisita coletivo de jazz Tribe via seu selo Planet E

Depois de consolidar sua produção techno em 2008 com o lançamento da antologia Sessions (leia a resenha), o DJ e produtor Carl Craig, de Detroit, foca seu trabalho de 2009 em parcerias e diversificadas produções “terceirizadas”, além de, claro, rodar o mundo como DJ (ele tocou em festa na The Week paulistana há dois anos).

Ele acabou de produzir o disco Night Music, do nerd francês Etienne Jaumet. Etienne surgiu ao mundo nos anos 90 revezando-se entre bandas de folk rock e projetos de electro/krautrock como o Zombie Zombie, relativamente conhecido. Mas Jaumet parece ter sentido os sabores das pistas e lançará em outubro seu primeiro disco puramente autoral: serão cinco músicas, com inspiração declarada do músico Steve Reich do techno ao electro. Logo, nenhum outro nome senão de C2 para fazer a ponte ideal entre o 4×4 e o jazz.

Etienne Jaumet – Entropy (mp3)

O disco sairá pela Domino Records, e a faixa “Entropy” já está rodando a web – o que para um disco de cinco músicas é bastante coisa. Linear e de groove contido e computadorizado, com uma atmosfera séria e crescente, a música é a cara de C2 – resta ouvir o disco inteiro para saber como de fato será o trabalho de Etienne, que soa como Yellow Magic Orchestra em versão minimal techno, e pelo visual lembra Dan Deacon.

JAZZ: A TRIBO PREDILETA DE CARL CRAIG
Conhecido por cavar as influências eletrônicas mais obscuras das últimas décadas, a varredura referencial de Craig esbarra num gênero absoluto: o jazz. Seus beats melódicos e urbanos são puramente associados ao gênero e caracterizaram a geração detroiteana, da qual ele faz parte junto com Derrick May.

Reforçando esta característica, C2 será o responsável por trazer de volta à tona o coletivo de jazz Tribe. Ele produzirá e lançará via seu selo Planet E o álbum The Return of Tribe, primeiro lançamento oficial do grupo (que também é de Detroit) desde 1976. É a continuação natural de uma parceria que começou ano passado, com o produtor lançando no selo o EP Vibes from the Tribe, reedição da música de mesmo nome, que veio junto com um C2 remix.

Escutar

Phil Ranelin (Tribe) – Vibes From The Tribe (1976 version) (mp3)

“Liderado” pelo trompetista Phil Ranelin e pelo saxofonista Wendell Harrison, o Tribe trouxe nuances ainda mais experimentais ao jazz numa época em que todas as suas subvertentes já estavam mais que estabilizadas – e numa época que, influência direta, começava a surgir a disco music. Os sete músicos do coletivo eram conhecidos por terem tocado com variados artistas, de ícones da Motown a Charlie Parker, e por terem sempre seu som calcado na consciência negra.

No vídeo promocional abaixo, Carl Craig e os já senhores do coletivo comentam sobre música e esta boa parceria. The Return of Tribe será lançado dia 06/out pela Community Projects, subselo da Planet E.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: